top of page

1° PRÊMIO EDMOND LOCAR NO BRASIL

Pelo Instituto de Perícias IN.P.A.T. FORENSE

IMG_5148.jpg

1° Prêmio Edmond Locard pelo Instituto de Perícias Inpat Forense.

Nesse primeiro texto não podia deixar de falar sobre a cobertura de um evento que aconteceu em SP no último dia 1/05/2021.

Antes de falar sobre esse prêmio, gostaria de falar um pouco sobre a trajetória profissional do responsável por trazer o prêmio e uma nova cara para a perícia tecnica no Brasil.

Vamos começar a falar sobre esse cara aqui, Danilo Peleje

Professor com pelo menos 15 anos de experiência.

Iniciou como professor particular do ensino de música com apenas 15 anos de idade. Seus alunos eram 2 professores do ensino médio. Já tinha iniciado seus estudos aos 12 anos. No último ano do ensino médio, cuidou da Biblioteca da escola e foi professor da música voluntário na E.E. Américo Valentin Christianini. Foi voluntário no programa escola da Família como professor de reforço em matemática e ciências. Quando participou da Banda Municipal de Itapevi, ministrou aulas música e Instrução de Fanfarra por 4 anos, sendo 2 anos líder dos instrutores de fanfarra do Programa Conexão Jovem 2007-2008.

Foi palestrante em Alphaville e Barueri pela Associação AREA, Rotary Club e Pelo Projeto da Delegacia 2° DP Novo Caminho, entre 2012-2014.

No último ano de faculdade de Química, iniciou como professor no Governo do Estado de São Paulo. Foi professor de Química nas escolas particulares Colégio Módulo e Colégio Nova Geração;

Participou do processo seletivo para ETEC em 2014. Após 3 meses como professor determinado no Centro Paula Souza, passou novamente só dessa vez no concurso como professor indeterminado, onde está a pelo menos 7 anos lecionando. Hoje é Professor na ETEC de Barueri, ETEC Ermelinda e professor e Coordenador do curso Técnico em Química na ETEC Dr. Celso Gíglio. Ministra curso de Perícia Criminal e Forense desde 2014.

Foi professor e Coordenador do curso de extensão em Ciências Forenses na USP e na Universidade Estadual Vale do Acaraú - CE (AlquimistaJr) no curso de Papiloscopia Forense no ano de 2019 ;

Foi instrutor do curso de Preservação em Cenas de Crime na Guarda Civil Municipal de Itapevi em 2019.

Hoje, é Presidente e Diretor executivo do Instituto de Perícias IN.P.A.T. FORENSE.

UFA! depois de ler um curriculum desse, a gente fica até sem fôlego!

E o Danilo, acompanhado de sua esposa Bianca Bonelli Peleje, a mãe Silvana Fatima Pereira e a sua filha (que tem um orgulho desse pai, os olhos dela brilhavam o evento todo), abrilhantaram a noite de diversos peritos judiciais de destaque nesse 1/05

Um por do sol estonteante, um seleto grupo de pessoas entre eles, delegados, peritos e youtubers.

Na Banca Solene, estavam: Vitor Santos do Metaforando, Dr. Marcelo Carneiro de Souza, Dra. Dani Bandeira, Cristiane Viana e Dr. Romulo Facci.

Na cobertura do confort suíte hotel em Alphaville - SP, um coquetel muito bem elaborado, deram início ao tão esperado evento.

Uma mesa composta por peritos de diversos lugares do país, a IN.P.A.T. forense, acertou em cheio, elevando seu público a outro patamar.

A perícia no Brasil é essencial para elucidação de crimes, e como ele é o inicio de todo esse processo até chegar nas nossas mãos, os tanatopraxistas, é preciso que tudo seja muito bem feito. Infelizmente esses profissionais tem muita dificuldade de encontrar seu devido reconhecimento no mercado, bem como as pessoas que trabalham nos sistemas funerários de um modo geral.

Em breve vocês que acompanharão os meus artigos entenderão onde uma coisa encaixa na outra.

Voltando ao evento, esse pequeno reconhecimento trouxe um ar de esperança para aqueles que engatam nesse novo ofício. Essa foi a primeira edição desse prêmio que sei que nos próximos anos, vai ser amplo, e com muitas novidades.

Danilo homenageou as mulheres de sua vida de uma forma muita linda, a filha estava tão feliz que não cabia dentro de si, a mãe, deveras orgulhosa e a esposa cúmplice com um olhar repleto de orgulho. O judiciário precisa de mais Danilos e Biancas, apaixonados pelo que fazem e com princípios éticos tão sólidos que se pode pegar com as mãos.

Não é demagogia, é realidade. Um evento repleto de gente feliz. Sorrisos largos por de trás das mascaras, era visível.. as pessoas aprenderam a sorrir com os olhos. Todos apaixonados pelo seu trabalho, de poder elucidar e ajudar a fazer justiça.

Encerro esse texto com uma frase muito bacana onde o Danilo diz aos seus alunos:

Por que eu estou aqui? Por que eu quero!

Talvez tenha sido a frase mais marcante da noite, para fazer o melhor é preciso querer!

Tomo isso como reflexão, e trago em meu coração! Agora quando perguntarem pra você por que você está tomando tal atitude apenas diga: por que eu quero!

Querer é poder! Vocês tem ideia do poder que essa frase representa?

Não? Testem!!!!

Até a próxima semana !!!!

Por: Nina Maluf Cunha

Fotos: Daniel Feijó

Edição: Bianca Bonelli

Entre em contato
PRÊMIO: Sobre
bottom of page